terça-feira, 31 de maio de 2011

Igreja St. Jakobus, Utrecht

Estranho e interessante caso de reabilitação de uma igreja, transformada numa casa familiar conseguindo ainda assim manter as características do edifício religioso. Foi o que fez o atelier de arquitectura Zecc Architecter B.V.




















"É de extrema importância manter elementos religiosos e/ou culturais que contam a história de uma nação.
É muito comum hoje em dia, especialmente nos países do Norte Europeu, igrejas abandonadas, principalmente porque vão menos pessoas às cerimónias.
Especificamente, na Holanda, existem centenas de igrejas vazias que alteraram a sua função, como é o caso de St. Jakobus em Utrecht.
"O objetivo da reutilização da igreja foi de preservar o monumento com o mínimo de intervenções arquitetónicas e transformá-lo numa ampla residência com aproximadamente 475 m².
O funcionamento cessou em 1991, desde então e até 2007 a igreja foi usada como um showroom de móveis antigos. A residência foi construída (entre 2007 e 2009 por Zecc Architects), no espaço interno da igreja mas sua estrutura é independente dela e concebida para ser uma nova construção "temporária" dentro deste monumento histórico, podendo ser demolida a qualquer momento, para que futuras conversões sejam possíveis."


"A histórica construção pode ser facilmente convertida num edifício público, ou mesmo voltar a ser utilizada como uma igreja."

Sem comentários:

Enviar um comentário